O Marketing nasceu com o propósito de aproximar as marcas dos clientes e gerar valor, buscando se aprofundar em seu público-alvo, desenvolvendo estratégias para chamar sua atenção, estreitando relações e por consequência, aumentando as vendas.
Entretanto, o marketing foi evoluindo com o passar dos anos e passou a utilizar a internet, outros meios digitais, virando o que chamamos de Marketing Digital e passou a divulgar e comercializar seus produtos pela web, utilizando uma série de ferramentas modernas para conquista e fidelizar clientes.
Mas, para uma empresa ou marca ter sucesso, é importante que ela cuide de seu maior ativo, os colaboradores. Tão importante quanto focar nos clientes externos é focar nos clientes internos.
Trabalhar estratégias de motivação e engajamento é crucial para os colaboradores ficarem satisfeitos e ter uma bons resultados. E esta é a função do Endomarketing e Comunicação interna.
Vamos explicar cada uma das vertentes para que fiquem claros quais os papéis de cada área:
Marketing Digital
Há alguns anos, o marketing era basicamente norteado em publicidade ou design. A propaganda era interruptiva e visava atingir o maior número de pessoas de uma vez.
Interruptiva porque a intenção era chamar a atenção do telespectador e fazê-lo parar o que estava fazendo para ver a publicidade.
Não havia o tal do engajamento e era quase sempre de mão única, a empresa falava e o público ouvia, mas não conseguia interagir.
As práticas do marketing eram o que chamamos de offline, como anúncios em revista, jornais, televisão, eventos, cold call etc.
O marketing evoluiu muito e passou a ser estratégico, assim começou a despertar o desejo do interlocutor para fazê-lo entrar em ação de forma intencional e natural.
A partir dos anos 90, quando a internet cresceu efetivamente, foram surgindo as empresas digitais e os primeiros conceitos de venda online, mecanismos de busca…
Nesse período também surgiu o Google e outros motores de busca. A partir daí começou-se a desenvolver o termo Marketing Digital.
O Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de atividades executadas online para atrair negócios, se relacionar com seus telespectadores e desenvolver sua marca.
Entre as principais estratégias estão nos canais digitais:
- Blogs
- Sites
- SEO
- Mídias sociais
- Automação de marketing
- Mídia paga
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a obtenção e análise de dados imediata, sendo a melhoria contínua um grande diferencial da estratégia.
Diferente do passado, tudo pode ter seu retorno comprovado. Dados como Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) são analisadas em tempo real.
Marketing interno (ou comunicação interna)
O marketing interno ou comunicação interna possui caráter social e cuida do relacionamento interno entre os colaboradores, fazendo com que eles se sintam parte do negócio e torne o ambiente promissor e retentor de talentos. Por isso é uma área regida pelo departamento de Recursos Humanos.
Usando a estratégia de integração entre os colaboradores e a empresa, e focando na integração entre eles, a ajudam a empresa a despertar a motivação certa para fazer seu negócio prosperar. Fora isso, também ajuda a manter o clima interno amistoso.
A comunicação interna faz com que a empresa atue de forma integral, aumentando o engajamento e produtividade através de interações de diferentes tipos de comunicação interna, como vertical (entre superiores e subordinados), horizontal (entre o mesmo nível hierárquico) ou transversal (sem distinção de níveis hierárquicos).
Uma comunicação clara e fluida melhora a performance dos funcionários e desperta a satisfação com a empresa. E para que não tenha por ruídos ou mal entendidos, tem que vir pelo canal formal, como intranet, mural interno, redes sociais corporativas, palestras, etc.
A principal missão dessa área é deixar todos na mesma página quantos aos objetivos e direção da empresa, estimulando uma conduta alinhada ao que a empresa prega. Para que tudo flua bem, é necessário transparência, empatia e simplicidade.
O engajamento acontece gradativamente por autoconvencimento, onde os valores são conectados com a mensagem transmitida pelos canais, alinhados com a organização. Todo objetivo só é alcançado quando os colaboradores expressam seus desejos e conflitos.
A reciprocidade é essencial nesse diálogo, demonstrando que valoriza o sentimento do colaborador e que quer estabelecer um diálogo verdadeiro com ele.
A comunicação interna oferece o estímulo e à troca de informações entre gestores e liderados, na busca pela qualidade, e cria o verdadeiro espírito de trabalho em equipe, evitando fofocas paralelas e boatos.
Neste tipo de trabalho, o formato de linguagem é essencial, e para implantar os canais de comunicação é preciso que a empresa esteja disposta dialogar com o colaborador, permitindo não somente o fluxo vertical descendente (movido à hierarquia) mas também o retorno e resposta quanto a isso.
Endomarketing
Endomarketing é um conjunto de estratégias marketeiras voltadas aos colaboradores com a missão de motivá-los sobre à missão e objetivos da empresa. Diferente do marketing que busca se conectar com seus consumidores, aqui o público que será conectado e engajado serão os colaboradores.
As ações de endomarketing têm como objetivo manter os colaboradores motivados, evitando assim o turnover no quadro de funcionários.
As ferramentas usadas no marketing externo são as mesmas do endomarketing, adaptadas ao contexto interno. Buscam tratar os funcionários como clientes internos, fidelizando e os retendo.
São exemplos de ações de endomarketing: e-mail marketing, redes sociais corporativas, banners, displays, eventos internos, premiações e bonificações. Nas redes sociais por exemplo, o ideal é um calendário de publicações apartado do ambiente dos clientes.
Para integrar e reter os colaboradores precisa ser planejada de forma que o engajamento desejado junto ao público interno esteja de acordo ao que a empresa propõe. Não basta manter os canais focados em avisos e comunicados, sem a entrega de informações relevantes do negócio, desafios, estratégias e resultados.
Os resultados do endomarketing só são alcançados quando as empresas trabalham com responsabilidade e profundidade. Neste contexto, o conteúdo é mais importante que a forma, não basta valorizam o meio e, depois, o que conteúdo dos canais de Comunicação Interna. Eles precisam ser tão relevantes a ponto de engajar e reter os funcionários.
As campanhas de endomarketing não podem apenas focar no lançamento, mas terem continuidade, contando uma história para as pessoas, e que sejam mensuráveis: quantas pessoas participaram, qual o engajamento, o resultado alcançado.
Qual a diferença entre o endomarketing e comunicação interna
A comunicação interna busca informar o público interno da organização sobre os assuntos que contribuam com os processos da empresa, enquanto o endomarketing utiliza estratégias de comunicação para engajar e motivar os funcionários.
Em ambos os casos, o público-alvo é o público interno, mas com objetivos e práticas diferentes. A comunicação interna age com as informações institucionais e o endomarketing com a cultura organizacional.
Às duas estratégias interagem com os colaboradores, mas a motivação do endomarketing é fidelizar e transformá-los em defensores da marca.
Já o que move a comunicação interna é a construção de longo prazo. Atualmente, a comunicação não é unilateral, mas de mão dupla. Tanto os funcionários como os líderes têm voz e engajam nos canais internos com seus feedbacks e melhorias.
Ambas as estratégias são complementares e devem caminhar juntas para que a empresa obtenha resultados positivos na comunicação com seu profissional.
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