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Persona: o que é e qual sua importância para bons resultados no digital?

persona

Você sabe o que é persona? Se está à procura de uma boa estratégia de marketing digital, então este conceito deve estar bem claro na sua cabeça.

Persona é a representação fictícia do cliente ideal da sua marca, como um personagem. Essa pessoa deve ser criada com dados pessoais e comportamentais reais. Ou seja, são informações como idade, gênero, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios, rotina, preocupações, entre outros fatores.

Este recurso é responsável por estratégias mais certeiras, direcionadas ao público certo, alinhadas ao perfil, interesses e à jornada de compra dos possíveis clientes da marca.

É recomendado que toda empresa que quer atuar no mundo digital tenha uma persona bem definida para conseguir bons resultados nas campanhas online.

Então, para te ajudar a vender mais, este conteúdo explicará o que é persona, quais suas vantagens e como montar uma de forma fácil e eficiente.

O que é persona?

Também conhecido como buyer persona e avatar, a persona é um personagem fictício que representa o cliente de uma empresa. Desta forma, é possível criar uma estratégia de marketing de conteúdo de acordo com suas características, como desafios, gostos, preferências etc.

Com esses dados em mente, será uma campanha muito mais eficaz, porque com uma pessoa em mente, que tem dúvidas, preferências e necessidades reais, criar estratégias para atingi-la se torna mais fácil.

Para que serve ?

Como você viu, é um recurso bastante usado no Marketing Digital porque é muito eficiente. Mas para que serve a persona de fato?

Criar o avatar é uma ótima opção para se aprofundar o conhecimento sobre o público, entendendo suas necessidades. Com esse recurso, é possível identificar o valor que sua marca tem na vida das pessoas, ou seja, o motivo que as levam procurar pela empresa.

Com a persona, dá para entender quais os canais que seus leads mais usam para se informar, se divertir, falar com os amigos, interagir com empresas, entre outras atividades.

Sabendo disso, são nestes canais que sua empresa deve estar presente. Só assim, será possível se comunicar com as pessoas que podem consumir seus produtos ou serviços.

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Usando a persona também, descobrir qual linguagem usar nos conteúdos é muito mais fácil. Por exemplo, se seu cliente é mais formal, não adianta usar um tom de voz informal.

Outro fator bastante que pode ser definido pela criação do avatar é o user experience. Isso porque, é possível entender como o usuário utilizaria o site, por onde ele chega, como navega, qual conteúdo o prende sua atenção por mais tempo, entre outros fatores.

Como montar uma persona?

Agora que já sabe o que é persona e as vantagens em adotar esse recurso nas estratégias de marketing digital do seu negócio, é hora de saber como montá-la. É normal que as pessoas se sintam perdidas nessa parte, mas vamos te ajudar!

É mais simples do que parece, porque você se orientará pelo perfil dos clientes típicos que você já tem na sua empresa. Ou seja, tenha em mente a base dos consumidores da sua marca.

Se atente para responder algumas questões comportamentais em comum entre essas pessoas. Essas informações vão ajudar a definir o perfil comportamental e pessoal para o seu avatar.

Veja a seguir algumas das perguntas que você deve se fazer no processo de criação do avatar da sua empresa:

  • Qual é a idade desse personagem?;
  • Gênero?;
  • Em qual região ele (a) mora?;
  • Onde e como trabalha?;
  • Cite algumas características físicas e psicológicas – que alterem a jornada de compra;
  • Qual assunto ele (a) acha interessante dentro do segmento da sua empresa?;
  • Entenda as atividades mais comuns que ele(a) faz, como de lazer ou mesmo profissional;
  • Qual seu nível de instrução e escolaridade?;
  • Quais são os desafios no dia a dia?;
  • Entenda as motivações desse personagem;
  • Quais veículos mais usa para entretenimento e informação? Como redes sociais, televisão, entre outros;
  • Veja quais são seus objetivos e dores, entre outras características;
  • Como é sua rotina?

Pontos importantes a se destacar é em relação aos hábitos de compra, como:

  • Quais marcas do seu segmento essa pessoa costuma usar?;
  • Como ela(e) se informar sobre marcas e produtos?;
  • Onde costuma comprar?;
  • O que influencia na sua decisão de compra? (recomendações, por exemplo);
  • Em quais os leads usam para interagir com marcas?

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