Currently set to Index
Currently set to Follow
You are here
Home > Blog >

A importância do endomarketing para sua empresa

importância do endomarketing

Provavelmente você já deve ter ouvido o termo endomarketing, porém você sabe o que ela significa?

Ao contrário do que muitos pensam, o endomarketing não é apenas homenagens em datas comemorativas ou fazer campanhas de conscientização. Ele faz parte da estratégia da empresa desde o momento da contratação até o desenvolvimento do plano de carreira.

Ela é uma ferramenta excelente para que a empresa possa crescer de forma sólida. Mas para entender essa relação, precisamos saber o que é de fato o endomarketing. Continue a leitura!

O que é endomarketing e qual a sua importância?

Endomarketing é uma estratégia que se enquadra dentro do marketing institucional. No entanto, com ações internas que tem como principal objetivo melhorar a imagem da empresa para os próprios colaboradores.

No entanto, existem muitas empresas que subestimam o poder uma boa estratégia de endomarketing, e ainda existem outras que nem possuem uma mínima preocupação em relação a isso.

Contudo, é por meio dessa estratégia que é possível estimular os colaboradores a alcançarem os melhores resultados.

Por exemplo, imagine que uma clínica odontológica disponibiliza plano dental para mei, porém o seu time de vendas não conhece o produto ou não sabe de fato quais são os seus benefícios. Consequentemente, ele terá dificuldades para vender tal produto.

Agora, se existe um trabalho que mostre o valor da empresa e que estimule os funcionários a não só comercializarem apenas um plano odontologico para empresas, mas sim uma solução, as chances de melhores resultados são enormes.

Pois os colaboradores verão um propósito maior naquilo que fazem e até se tornarem embaixadores da marca fora da sua função de trabalho.

O endomarketing é importante para melhorar a visão interna, mas a longo prazo consegue impactar a visão de fora também.

Um empregado motivado e satisfeito tende a atender melhor e executar a sua tarefa com mais sucesso, e consequentemente, ter clientes mais felizes e fidelizados.

Esse é um ciclo que traz benefícios para todos! No entanto, é preciso implementá-lo de forma correta. Veja como.

Saiba como implementar o endomarketing na sua empresa

Existem alguns passos importantes para implementar o endomarketing na empresa, mas o primeiro é ter bem definido quais são os valores e missão da empresa.

Feito isso, é importante conhecer o comportamento dos colaboradores para definir qual é a melhor linguagem e melhor forma de estimulá-los.

Comunicação interna

A comunicação é extremamente importante para o sucesso da empresa, afinal, uma empresa que sabe se comunicar da forma correta, consegue transmitir confiança, transparência para os seus colaboradores e clientes.

Por isso, investir em comunicação sempre será o principal meio de ter um retorno sólido. Do mesmo modo, a comunicação interna promove melhor relacionamento entre os colegas e entre líderes e seus liderados.

Diante disso, vale investir em estratégias que possam reduzir a distância entre os membros e que possam melhorar o relacionamento e o diálogo. Entre essas estratégias, podemos citar dinâmicas, debates e até confraternizações.

Uma boa comunicação, promove a empresa um ambiente mais leve e tranquilo para se trabalhar. No entanto, sabemos que quanto maior a empresa, maior será o grau de dificuldade para manter uma boa comunicação.

Por isso, é fundamental que haja uma área especializada que possa manter a constância e que possa entender o clima da empresa, por meio de pesquisas regulares.

Vale investir em meios de comunicação regulares, como boletins semanais e ações que estimulem a criatividade em equipe.

Benefícios para os colaboradores

Outro aspecto muito importante é o bem estar do funcionário. Você já parou pra pensar na quantidade de tempo que passa na empresa? Bom, se fizer isso verá que passamos quase um terço das nossas vidas nos dedicando para a nossa carreira.

Por isso, trabalhar em um ambiente leve e em uma empresa que se preocupa de fato com o seu bem estar dentro e fora dela, é fundamental. Afinal, funcionários saudáveis e felizes conseguem executar suas tarefas com sucesso.

Diante disso, podemos afirmar que oferecer benefícios como: plano odonto empresa, vale transporte, day off e entre outros, não é luxo, mas sim uma estratégia de endomarketing pensada a médio e longo prazo.

Premiações e bonificações

Por fim, qual é o funcionário que não deseja ganhar um mimo por ter feito um bom trabalho?

Essa é uma das estratégias que promove a competitividade e que traz resultados a curto prazo.

Investir em endomarketing pode ser exatamente a estratégia que você está precisando para que sua empresa ou equipe alavanque os resultados.

Deixe uma resposta

2 + eight =

Top