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Feed do Instagram: Melhores Dicas que Viralizam Perfis

feed do instagram

Até hoje, o feed do Instagram continua sendo o cenário de ataque das mídias sociais para os marqueteiros. Além do mais, 13% de todos estão nele, e 80% deles seguem marcas.

O engajamento – medido por curtidas, ações e comentários dos consumidores – é 10 vezes maior que o Facebook, 54 vezes maior que o Pinterest, e 84 vezes maior que o Twitter.

Mas, além de números tão impressionantes, estão surgindo desafios que apontam para a diminuição do potencial de marketing da Instagram por causa da redução das taxas de engajamento e da concorrência de novos concorrentes, como o TikTok.

Feed do Instagram: Melhores Práticas que Viralizam Perfis

Neste cenário, os marqueteiros estão buscando formas de aumentar o envolvimento da Instagram, apesar de alguns contratempos.

Leia Mais: Biografia para Instagram – melhores práticas

É por isso que reunimos estas dicas para garantir que suas campanhas de marketing pago e orgânico continuem a atingir sua marca – e para salvaguardar suas táticas de marketing para o feed do Instagram agora e no futuro.

Postar de forma consistente

postar no feed do instagram

As marcas precisam ser ativas para atrair seguidores e aumentar as taxas de engajamento – mas o quão ativas?

De acordo com estudos, a mancha doce é um consistente 1-2 postos por dia. Desta forma, sua ração permanece fresca e relevante, e você tem mais oportunidades de atrair os olhos para o seu conteúdo.

Saber quando o melhor momento para postar no feed do Instagram também é crítico, especialmente quando se lida com a linha de tempo algorítmica do Instagram.

Os tempos de postagem recomendados podem variar muito, dependendo do especialista que você escuta. Com alguns defensores das 8h às 9h ou das 14h às 17h para o seu primeiro post até as 17h para o seu segundo, esta inconsistência pode criar uma verdadeira confusão para os planejadores de conteúdo.

Portanto, não há nenhuma receita pronta para se postar no Instagram.

O que você deve fazer é descobrir os hábitos Instagram dos seus próprios seguidores, utilizando o recurso Insights da sua conta Instagram Business ou Creator.

Isso ajuda a identificar quando seus seguidores estão mais ativos e permite que você programe de acordo, garantindo que seus postos continuem a aparecer no topo dos seus feeds.

Conte Histórias

A Instagram está inundada de mensagens de marca medíocres que esquecem que a rede social é supostamente uma ‘plataforma de inspiração visual’.

Você deve cativar o público através de imagens, vídeos e textos, e não simplesmente pregar missas de marketing para eles.

Para aumentar as taxas de engajamento, torne-se um contador de histórias, oferecendo ‘micro histórias’ através de suas legendas, vídeos, histórias Instagram e perfil.

Leia Mais: O que é Hospedagem de Sites

As pessoas hoje em dia anseiam por conexão, e contar histórias é uma maneira de criar essa experiência. Quando as pessoas sentem uma conexão emocional com o seu conteúdo, é muito mais provável que elas comprem e o compartilhem com os seus pares.

Construa uma marca forte

Clareza, criatividade e consistência são fundamentais para as empresas que buscam construir o reconhecimento da marca na Instagram. Uma abordagem errática e aleatória simplesmente não funciona.

Tente focar em áreas centrais como apresentar seu perfil, criar padrões de estilo que mantenham suas imagens com aspecto fresco, e dominar o uso de hashtag. Você também deve estar interagindo regularmente com seus seguidores para construir o compromisso e a lealdade.

Através do roadmapping de seus processos e melhores práticas de marca para a Instagram, você pode apresentar uma marca positiva e consistente ao seu público-alvo.

Ter um Instagram Visualmente Consistente

visual no feed do instagram

A Instagram é uma plataforma visualmente orientada que recompensa esteticamente o conteúdo agradável.

Embora a perfeição brilhante esteja caindo de moda, o coração da Instagram é o conteúdo visual e isso nunca vai mudar.

Visualmente, filtros de alta saturação e torradas de abacate perfeitamente posicionadas foram substituídas por fotos francas, tons suaves, tons terrosos e um estilo de edição de teclas baixas.

Um visual popular é reduzir os destaques e aumentar o brilho das fotos, sem tocar demais nas cores em si, resultando em um visual natural. Algumas pessoas até vão para uma “edição sem editores”.

Mas mais importante que seguir qualquer estilo específico de edição é ter uma alimentação visualmente consistente.

60% das marcas com melhor desempenho na Instagram têm um visual consistente cada vez que postam. Seu visual deve combinar com a identidade de sua marca e apelar para o público que você está tentando atrair.

Escolha Boas Hashtags

Selecionar os melhores hashtags para seus posts Instagram pode significar a diferença entre aparecer como um post superior ou afundar na parte inferior da alimentação sem deixar rastro.

Faça seus hashtags muito genéricos – pense em #dieta ou #moda – e seu post vai enfrentar a concorrência de potencialmente milhões de outros. Ao invés disso, use uma mistura de tendências e hashtags específicos da indústria para encontrar a melhor hashtag para se conectar com seus seguidores alvo.

hashtags feed do instagram

Para os melhores resultados, pesquise cada hashtag. Veja o tipo de conteúdo e o número de likes nos seus posts de melhor desempenho – se o seu conteúdo corresponder, você tem uma hashtag vencedora.

O número de hashtags que você implanta também é crítico. Enquanto o Instagram permite até 30, uma massa de tags abaixo da sua legenda corre o risco de parecer não direcionada e não profissional.

É por isso que 91% dos posts das principais marcas usam sete ou menos hashtags para conseguir muitos gostos. De acordo com alguns, posts com mais de 11 hashtags são os que têm mais interação. Até mesmo um hashtag pode aumentar em até 12,6% o engajamento no seu posto.

Para ajudar a decidir qual é o número certo para sua marca, identifique quantos hashtags seus concorrentes e influenciadores do setor normalmente usam, então experimente com diferentes volumes de hashtag em seus postos até encontrar sua hash ideal.

Lembre-se que o algoritmo da Instagram penaliza o comportamento spam, portanto varie o número e tipo de hashtags que você usa para reduzir as chances de isso acontecer.

Criar uma hashtag de marca

Uma hashtag de marca é muitas vezes uma parte fundamental de uma estratégia de marketing de sucesso da Instagram.

O melhor ponto de partida é uma hashtag de marca geral. Deve ser curto, memorável e incluir o seu nome de marca de alguma forma. Por exemplo:#cocacola, #zara ou #uber

Os benefícios de uma hashtag de marca são tornar o seu conteúdo mais descoberto, direcionar o tráfego para o seu perfil e criar uma comunidade mais forte em torno da sua marca. Ele também o ajudará a organizar seu conteúdo, tornando-o facilmente rastreável.

Coloque a hashtag na sua biografia, para que seja facilmente visível para qualquer pessoa que visite o seu perfil.

E ninguém diz que você tem que ter apenas uma hashtag. Você também pode criar hashtags para uma campanha ou competição específica, mostrar os defensores da marca ou incentivar o conteúdo gerado pelo usuário.

Foco no Conteúdo

O conteúdo gerado pelo usuário no Instagram é o Santo Graal para os marqueteiros. É uma chance para os seguidores se envolverem mais profundamente com uma marca e ao mesmo tempo reduzir os custos de marketing, pois o conteúdo está sendo criado e aprovado pelo seu público.

É uma abordagem que tem pago dividendos para as melhores campanhas de conteúdo gerado pelo usuário. Por exemplo, o #RedCupContest da Starbucks é um exemplo perfeito de transformação de seguidores em defensores da marca.

Lançada a cada dezembro, a campanha pede aos seguidores que enviem fotos criativas da famosa taça de Natal vermelha da Starbucks. A hashtag tem 37.000 entradas até o momento, então é seguro dizer que tem sido um sucesso.

Explore a gama completa de formatos de vídeo Instagram

Uma imagem pode valer mil palavras, mas um vídeo vale mais do que mil imagens.

Embora os amantes de Shakespeare possam discordar veementemente de tal estatuto, não há como desafiar a eficácia e popularidade do conteúdo de vídeo online. O feed do Instagram reconhece isso e oferece um conjunto de opções de vídeo para que os marqueteiros possam implantar.

vídeos para feed do instagram

Desde Histórias Instagram que podem amassar vídeos e fotografias em um único anúncio. até vídeos autônomos de 60 segundos, ideais para recursos de formato longo, certifique-se de usar os pontos fortes de cada formato de vídeo.

Por exemplo, considere a opção de vídeo ao vivo das histórias Instagram para uma pergunta ou grande revelação sobre novos produtos ou serviços ou use um anúncio pré-gravado para oferecer histórias autênticas, de bastidores, aos seus seguidores para aumentar o envolvimento da Instagram.

Use Legendas nos Vídeos

60% das histórias são vistas com som ligado… o que significa que 40% são vistas sem som.

Com o vídeo dominando cada vez mais o espaço online, o áudio tornou-se um primo pobre, com um número significativo de usuários preferindo não habilitar o som ao visualizar um vídeo. É por isso que as legendas se tornaram tão essenciais para os marqueteiros, permitindo que as mensagens centrais sejam entregues na tela ao lado dos recursos visuais.

Pesquisa do Facebook (matriz da Instagram), mostra que a legenda dos vídeos aumenta em 12% o tempo médio de visualização dos vídeos. A eficácia das mensagens também é aumentada maciçamente, com uma taxa de sucesso de 82% contra 18% com som ligado e zero legendas.

Outro estudo descobriu que 80% das pessoas disseram que as legendas os tornariam mais propensos a assistir ao vídeo do início ao fim.

Você pode criar um vídeo auto-captado no Facebook que você pode salvar e publicar no Instagram (embora não se esqueça de verificar qualquer legenda para erros) ou, alternativamente, você pode criar seu próprio arquivo dedicado a legendas. Para saber mais sobre como adicionar legendas fechadas, vá até aqui.

Embora ninguém possa negar o poder de chamar a atenção das legendas, elas não fazem oficialmente parte das melhores práticas da Instagram para as histórias.

A maioria das histórias ainda são vistas com o som ligado. E, uma vez que o usuário habilita o som, ele fica ligado até que ele seja desativado, sendo importante investir ainda para proporcionar uma grande experiência sonora.

Abuse dos Gifs

Com a pesquisa mostrando mais pessoas assistindo até o final dos vídeos de 15 segundos ou menos, aprender como criar e como postar um GIF deve ser obrigatório para os departamentos de marketing.

Confused Dogs GIF by moodman - Find & Share on GIPHY

O formato GIF é mais atraente do que fotos – os GIFs são compartilhados mais do que os formatos JPEG ou PNG – e são mais econômicos e efetivos em termos de tempo do que a produção de vídeos.

A ferramenta já produziu alguns excelentes resultados para as marcas que experimentaram com o meio jovem para aumentar o engajamento da Instagram. Com mais de 1 bilhão de gifs existentes hoje, estes vídeos certamente são um gif que continua a se popularizar.

Use o tráfego da Instagram para aumentar o tráfego do site

O tráfego da Instagram pode ajudar a aumentar as visitas ao seu website com a plataforma, permitindo um único link clicável na sua biografia.

Maximize o potencial do seu link com ofertas e promoções especiais para incentivar os seguidores a clicarem. Você também deve combinar chamadas fortes para ação com sua URL em uma sobreposição de texto em quaisquer imagens ou vídeos.

Em histórias Instagram, você pode inserir um link com uma chamada para ação “Arraste para Cima” se você tiver mais de 10 mil seguidores.

Não esqueça que todos os formatos de anúncios da Instagram oferecem um botão de chamada para ação no qual os seguidores podem clicar para levá-los ao seu site.

Se você se associou a uma influência, trabalhe com eles para promover sua URL também em seu próprio conteúdo.

Finalmente, para garantir que você possa visualizar as estatísticas de tráfego relevantes, implante um software analítico para obter informações sobre qual conteúdo da Instagram está direcionando o tráfego para o seu site, para que você possa direcionar ainda mais a sua campanha.

Use SEO para ‘ganhar’ a Instagram

Instagram e SEO podem não parecer o mais óbvio dos conselhos – mas criar uma estratégia de SEO para a seu feed do Instagram é vital na plataforma cada vez mais competitiva.

As duas áreas chave que afetam o SEO são o tratamento e o nome da conta. O primeiro é o nome ‘@’ com o qual você se cadastra, que deve refletir claramente o setor em que sua empresa atua. Faça isso curto, doce e memorável.

Depois há o nome da sua conta, que aparece sob a sua foto de perfil e deve refletir a sua conta e a indústria. Quando as pessoas buscam Instagram usando palavras ou emojis, é o nome da sua conta que o Instagram irá verificar as buscas.

Insira sua indústria ou uma palavra-chave relacionada ao seu negócio no campo do nome para obter o máximo desse recurso. A chave aqui é pensar em palavras que as pessoas usariam ao pesquisar no Instagram.

Conclusão

Perceba que a sua jornada Instagram nunca termina. Embora isso possa parecer assustador, seu perfil Instagram é como o seu negócio – uma empresa que está em constante crescimento e evolução enquanto forja laços cada vez mais profundos com seus seguidores.

Seguindo estas 10 dicas para as melhores práticas Instagram em 2020, você pode maximizar o potencial do seu feed do Instagram. Assim, não importa como a rede evolui, você pode aumentar o engajamento da Instagram e manter esses gostos, ações e comentários chegando.

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