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[Estudo De Caso] Como Um Blog De Alimentação Cresceu Seu Instagram Para Mais De 150.000 Seguidores

estudo de caso crescimento de instagram

Os criadores de conteúdo Guilherme e Roney, fundadores do blog Senhor Tanquinho, revelam sua estratégia.

Se você já buscou no Google ou no Youtube termos como “dieta low-carb”, “jejum intermitente” ou “dieta cetogênica”, existem boas chances de que você conheça o trabalho do Guilherme e do Roney.

Nascidos em São Paulo, os dois amigos que se conheceram enquanto faziam faculdade na USP compartilham há muito tempo uma paixão pela alimentação saudável e a boa forma.

Após transformarem sua saúde por meio da alimentação, eles começaram a compartilhar os aprendizados no blog Senhor Tanquinho.

Ambos gostam de ler, e apreciam conteúdos extensos e com referências científicas… no entanto, perceberam que o público nem sempre compartilhava desta mesma preferência.

“Muitas pessoas elogiavam os conteúdos extensos e completos que publicamos… no entanto, outras buscavam conteúdos mais rápidos e acessíveis. A nova geração tem menos o hábito de ler blogs, e prefere ficar em redes sociais como YouTube e Instagram.” — afirma Guilherme.

Pensando nisso, eles criaram uma conta de Instagram para o Senhor Tanquinho.

O problema é que nenhum dos dois era familiarizado com a plataforma — e nem com as melhores maneiras de crescer um perfil.

O resultado: nos primeiros meses, o Instagram deles ficou completamente estagnado, sem crescimento nenhum.

“Percebemos que tínhamos de mudar nossa estratégia — pelo menos, se quiséssemos que alguém visse o perfil.” — brinca Roney.

Eles começaram a estudar sobre o algoritmo do Instagram, e até mesmo fizeram cursos de marketing digital para aprender como amplificar o poder de sua mensagem.

Hoje em dia, o perfil @senhortanquinho conta com mais de 150.000 seguidores — e cresce mais e mais a cada dia.

senhor tanquinho

Veja abaixo os 3 ensinamentos fundamentais que ajudam o seu perfil de Instagram a crescer.

Estratégia #1 — Postar todo dia

Não tem jeito: o Instagram vai priorizar as pessoas e perfis que mais contribuírem e criarem conteúdo na plataforma.

Na prática, isso significa criar postagens com receitas, estratégias, conteúdos, listas, imagens, infográficos — enfim, o que o público responder melhor — e compartilhá-las todo santo dia.

“A consistência é o primeiro passo para a excelência”, ponderam.

Estratégia #2 — Investir no Design

O Instagram é uma rede social eminentemente visual — seja em fotos, vídeos, carrossel, reels, stories, ou o que for.

Portanto, é fundamental investir num bom design — isso pode envolver desde aprender a fazer imagens melhores por conta própria, até mesmo investir num serviço profissional.

Se você for tentar por conta própria, dominar softwares como Adobe Illustrator e Photoshop pode ser útil.

Caso esteja começando e não tenha familiaridade com essas ferramentas, existem recursos online como o Canva que são úteis.

O que não vale é postar fotos feias e sem vida: porque dificilmente alguém vai curtir, salvar, e compartilhar isso.

Estratégia #3 — Considerar Investir Em Tráfego

Você talvez já tenha ouvido dizer que o algoritmo do Instagram entrega as postagens para cada vez menos pessoas.

A má notícia é que isso é verdade: o alcance orgânico das postagens é, de fato, cada vez menos.

A boa notícia é que você pode dar uma forcinha para o Instagram. Como? Pagando.

Pode parecer injusto para algumas pessoas, mas a verdade é que o Instagram é uma empresa privada (faz parte do Facebook) e eles também têm que pagar o salário de seus funcionários e manter as portas abertas.

O nome disso é “tráfego pago”, e com ele você pode inclusive escolher para quais tipos de pessoas prefere que seus posts sejam mostrados: você pode escolher gênero (homem ou mulher), idade, localização, e muito mais.

Isso pode ser feito ou no Gerenciador de Anúncios do Facebook, ou mesmo no próprio aplicativo do Instagram: até mesmo um iniciante consegue configurar, com alguns poucos toques, um anúncio, ao apertar o botão azul “promover” que fica sob as postagens.

Desta forma, investir alguns reais para divulgar os seus melhores posts pode fazer a diferença entre seu Instagram crescer no ritmo de um Fusca velho e enferrujado — ou na velocidade de uma Ferrari novinha, campeã de Fórmula 1.

Conclusão

Crescer um perfil de Instagram com certeza não é fácil — até porque tem cada vez mais perfis competindo pelo foco e atenção das pessoas.

No entanto, é completamente possível ter bons resultados se você seguir as 3 estratégias delineadas acima.

Ninguém pode garantir que você será o novo Neymar Jr — o jogador tem, atualmente, 155 milhões de seguidores…

No entanto, você com certeza consegue fazer com que seu perfil cresça pelo menos um pouco.

E uma coisa é certa: só deu certo para aquelas pessoas que ousaram tentar.

Então, deixe a preguiça e o medo de lado, e mãos à obra!

Você já tem um perfil de Instagram? Quantos seguidores ele tem atualmente? Deixe um comentário contando qual das estratégias você gostou mais.

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