Currently set to Index
Currently set to Follow
You are here
Home > Blog >

Estratégia de Marketing Digital: Por onde começar? 

Vivemos a era tecnológica. Essa revolução nos meios de comunicação mudou completamente a forma como levamos a vida, comunicamos e compramos. Com isso, de modo a alavancar os conteúdos e resultados de uma empresa, se mostra fundamental entender e investir no Marketing Digital.

As estratégias de negócio têm mudado drasticamente ao longo dos anos, para que o objetivo de levar a marca adiante seja alcançado com o máximo de aproveitamento.

Para isso, é importante saber como estruturar as ações de marketing, de modo que possam posicionar a empresa adequadamente, ou seja em um lugar estável nesse novo mercado podendo se desenvolver.

Por esse motivo, este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância de explorar a web como maior fonte de retorno na atualidade e como migrar do antigo marketing para o digital.

Planejamento e escolha do público-alvo

Antes de começar a desenvolver e elaborar as plataformas que serão colocadas na web, é de extrema importância um estudo a respeito do mercado que seu produto está inserido.

Assim, é preciso avaliar se este é um setor em crescimento e quais os caminhos podem ser explorados, ou se já saturado no mercado e como ter um diferencial para se destacar.

Neste caso, por exemplo, é possível adotar um relacionamento otimizado com o público, identificando suas necessidades e comportamentos.

Assim, quando se trata de relacionamento com o cliente, o CRM é o termo referente a Customer Relationship Management, que são as estratégias e práticas de negócios – bem como uma ferramenta – que tem o objetivo final de auxiliar nas tomadas de decisão ao entender e analisar esse consumidor.

Deste modo, é possível acompanhar seus desejos e interações, traçando um perfil claro sobre como atender e se portar para fidelizar tais pessoas.

Tendo conhecimento a respeito do consumidor final,  ou o seu público ideal (também conhecido como persona), fica mais fácil elaborar sua pipeline de vendas, ou seja, as etapas em que seu potencial cliente passará para que possa comprar o seu produto/serviço.

Isso porque, é por meio dessa análise que você entenderá quais são as preferências, hábitos e modo de pensar daquele usuário e, após a compilação, entender os processos e comunicações que podem ser melhorados.

Um bom planejamento é fundamental para que se evite desperdícios no investimento e também para que problemas futuros sejam evitados, pois não basta apenas criar conteúdos digitais, é preciso saber como manter eles em alta e criar vínculos próximos com os clientes.

Sendo assim, um trabalho de marketing digital bem estruturado criará uma identidade para a marca, que será um referencial para o público em questão.

Portanto, antes de começar a elaborar a estratégia digital, é importante identificar o melhor crm gratuito para começar o relacionamento com o seu público.

Contudo, ambos processos se relacionam, pois é preciso iniciar a produção de materiais, sites, presença nas redes conforme o público estimado e, aos poucos, adequar os ambientes conforme as informações colhidas.

Como deve ser uma estratégia digital bem elaborada?

Após conhecer a persona da sua empresa e traçar as estratégias que esse consumidor exige, é hora de pensar nas ferramentas e conteúdos que serão utilizados.

É preciso pensar em todas as etapas, desde o primeiro contato até a pós-venda. Por isso, é necessário pensar em quais ferramentas utilizar para primeiro contato, para tratativas e até qual “maquininha de cartão” no formato digital irá utilizar.

Feito isso, vale ressaltar que a base de todo conteúdo deve ser feita conforme a linguagem traçada para o seu público ideal, sendo mais informal ou formal, atentando ao uso de imagens e elementos que prendam a atenção, nas redes adequadas e proporcionando mais interatividade nesses ambientes.

Ter um site bem elaborado também significa maior competitividade no mercado. Para isso, o site deve visar um design simples e leve, além de possuir uma boa usabilidade, permitindo que o público explore as opções disponíveis.

Também é necessário que o site esteja preparado para receber visitas provenientes de acessos tanto de computadores quanto de smartphones e tablets.

Por último, investir em otimizações de pesquisa para que o site esteja devidamente localizado nos buscadores é essencial e, nesse caso, o uso de otimizadores e palavras-chave, por exemplo, podem ser fundamentais.

Produzir conteúdos que prendam a atenção do público-alvo, os eduquem e informem, relacionados os principais tópicos com outros interesses também é interessante.

Afinal, não basta apenas colocar o site no ar, é preciso também explorar as linguagens da sua persona e investir em uma equipe que continue alimentando as fontes com fotografias, vídeos ou áudios, por exemplo.

Já o investimento em redes sociais também é crucial, mas lembre-se que antes das tendências ou se obrigar a estar em todas as mídias, é preciso compreender os interesses e perfis dos usuários e clientes, identificando o tipo de conteúdo produzido e em qual ambiente realmente se comunicará com a clientela.

Direcionamento é a palavra-chave nesse quesito.

Além disso, tendo em vista o tempo médio gasto nas redes, de aproximadamente 50%, a melhor estratégia é elaborar páginas bem organizadas que estejam em conversa com as estratégias de venda.

Ou seja, é necessário produzir conteúdos que geram engajamento e aumentam o fluxo de comentários e compartilhamentos, alcançando também novos públicos.

O e-mail é outra ferramenta de extrema importância, pois é um eficiente canal de comunicação direta com o consumidor.

Com isso, uma boa estratégia é captar os e-mails de quem acessa o site, oferecendo vantagens como troca de cupons, por exemplo.

A ideia aqui é criar um mailing de pessoas que se interessam por seus conteúdos e produtos, facilitando a conversão e ganhando autoridade.

Vantagens de estar em sintonia com o mercado atual

Após entender os caminhos do marketing digital, fica claro que este possui diversas vantagens em relação aos outros meios de divulgação, como por exemplo:

  •  Menor custo, se comparado com o marketing tradicional;
  •  Maior alcance do público;
  • Relacionamento com o cliente torna-se mais próximo;
  • Possibilidade de interação com o público;
  • Competição mais equilibrada com empresas de diferentes portes;
  • Desenvolvimento de uma identidade clara para a marca;
  • Presença múltipla e variada nas mídias;
  • Facilidade de pagamento e recebimento, com espécies de máquina de cartão de crédito mais acessíveis;
  • Fidelização do cliente por causas e proximidade.

Com essas ideias você consegue construir uma estratégia de marketing digital mais elaborada e concreta, com encaminhamento e direcionamento ao público e seus objetivos, ajudando a explorar os benefícios que essas estratégias podem te oferecer rumo ao sucesso.

E não se esqueça, para se destacar no mercado atual é preciso ter as melhores estratégias somadas as melhores ferramentas para apoiá-las.

Procure otimizar ao máximo o seu tempo, por isso não hesite em pesquisar pela melhor maquininha de cartão ou pela melhor plataforma de email marketing. Ofereça o melhor e sempre terá os melhores clientes ao seu lado.

Deixe uma resposta

three × 1 =

Top