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Engajamento no Instagram: Guia Atualizado

Engajamento no instagram

O engajamento no Instagram é basicamente o Santo Graal para os profissionais de marketing de mídia social. A plataforma se torna mais popular a cada momento, e seus usuários prestam muita atenção ao conteúdo das principais marcas.

Muitas pequenas empresas – de salões de beleza a butiques de moda, cafés e restaurantes – devem muito de seu sucesso ao Instagram. Eles encontraram usuários que gostam, comentam e compartilham suas postagens, o que ajuda a atrair novos clientes que, de outra forma, nunca os teriam encontrado.

O engajamento no Instagram é muito maior do que você pode mensurar e antes de querer mais seguidores, visualizações, comentários e curtidas no instagram, entenda com detalhes como ele funciona. Confira o que preparamos para você nesse artigo completo.

Afina, o que é engajamento no Instagram?

O engajamento do Instagram vai mais fundo do que simplesmente olhar para a contagem de seguidores, ele mede como o seu público está interagindo com o seu conteúdo.

Basicamente, sempre que um de seus seguidores realiza uma ação em seu perfil ou em resposta a uma de suas postagens, isso é considerado engajamento.

Por que o engajamento no Instagram é importante?

O engajamento é importante por alguns motivos principais:

Primeiro, mostra como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo.

Quanto mais o seu público se relacionar com o seu conteúdo, maior será o seu envolvimento. Este é um sinal claro de que sua estratégia de mídia social está valendo a pena.

Em segundo lugar, o engajamento é um dos fatores de classificação importantes para o algoritmo do Instagram.

Quando o Instagram carrega seu feed, o algoritmo tem como objetivo revelar as postagens com as quais você tem mais probabilidade de interagir, de modo que as postagens de contas e tópicos com os quais você se envolve regularmente têm mais probabilidade de aparecer no topo de seu feed.

Resumindo: quanto mais engajamento seu conteúdo obtém, maior a probabilidade de seus seguidores o verem.

Táticas para ajudar a aumentar o seu engajamento no Instagram

Engajamento tem tudo a ver com conectar-se com seu público específico, portanto, não há um guia passo a passo para aumentar as taxas de engajamento.  No entanto, essas táticas o ajudarão a avaliar os interesses de seu público e fornecer conteúdo futuro a eles.

Experimente diferentes tipos de conteúdo

Você pode compartilhar conteúdo no Instagram em muitos formatos: postagens de imagem única, postagens de carrossel, IGTV, Instagram Reels e Histórias do Instagram.  A variação dos tipos de postagem dá a você a chance de ver com quais formatos seu público se engaja com mais frequência.

Olhe além das curtidas

É tentador se concentrar em acumular curtidas no instagram, inclusive nós temos um artigo sobre isso, mas não é a única métrica de engajamento do Instagram a ser observada. Gostos são um tanto relativos – nós rolamos o feed, damos dois toques, seguimos em frente com nossas vidas.

Outras métricas do Instagram dizem mais sobre as pessoas que interagem com seu conteúdo. Os comentários dizem: “Preocupo-me com isso o suficiente para colocar a minha opinião”.  As ações dizem: “Eu gosto disso e acho que outra pessoa também vai gostar”. Os que salvam dizem: “Isso é ótimo. Quero revisitá-lo no futuro. ”  Muitas marcas cometem o erro de ignorar compartilhamentos e salvamentos porque não são visíveis ao público.

De que adianta o engajamento no Instagram se você não pode se exibir, certo? Errado.  Salvar e compartilha não apenas informa quem realmente se importa com seu conteúdo, mas também informa ao Instagram.  O algoritmo do Instagram registra quem salva e compartilha suas postagens; em seguida, garante que suas postagens apareçam nos feeds do Instagram desses espectadores com mais frequência.

Transforme em uma conversa

Não apenas jogue seu conteúdo na rede e espere ser inundado de elogios. Dê às pessoas oportunidades de interagirem de um lado para outro com você. Inclua perguntas ou uma frase de chamariz (CTA) em suas postagens para estimular comentários.

Lembre-se de que você está falando com seres humanos, e os seres humanos adoram ser ouvidos. Fazer perguntas é uma ótima maneira de quebrar o gelo com seu público e fazê-lo falar. Apenas certifique-se de responder – responda aos comentários e mensagens diretas da mesma forma que você responderia a ligações para sua empresa (nesse caso você é a empresa). Nada mais frustrante do que o usuário te responder e ser simplesmente ignorado.

Confira: Qual a diferença entre Marketing Digital Interno e Endomarketing?

Nesse tópico queremos te passar algo importante, a humanização. É por isso que empresas e influenciadores entram no Instagram, como forma de troca e de aproximação. Se você ignorar tudo isso tal objetivo se perde e com o tempo você não vai ter mais essa troca com quem te segue. Pensando em lucros, isso também caí a longo prazo e temos certeza de que não é essa a sua intenção.

Use os recursos interativos do Instagram

Use também adesivos interativos do Instagram em suas histórias.  Adesivos como enquetes do Instagram, perguntas, questionários e escalas móveis convidam seus fãs a se envolverem com seu conteúdo.

O que é ótimo sobre os adesivos do Instagram é que leva apenas um segundo para alguém votar em uma enquete, avaliar uma foto de cachorro fofo com olhos de coração máximos, etc. – e todas essas ações rápidas incentivam a interação entre seus seguidores e seu conteúdo. Ou seja, para aumentar o seu engajamento no Instagram, você deve explorar sem medo todos os recursos e ferramentas que estão disponíveis. Alguns podem funcionar mais para o seu público do que outros, mas você só vai ter a certeza quando finalmente testar.

Seja consistente

O algoritmo do Instagram favorece usuários ativos, portanto, postar com frequência ajudará a exibir seu conteúdo para mais pessoas. Brinque com sua programação para descobrir o melhor momento para postar no Instagram, já falamos bastante sobre esse assunto em outros artigos e quando se trata de engajamento no Instagram devemos reforçar.

Segundo Marnely Murray, figura importante em mídias sociais ‘’a consistência mata a concorrência”. E ela diz isso por uma razão muito simples, quem te segue no Instagram, te segue para ver conteúdos. Postar consistentemente ajuda a aumentar o seu engajamento no Instagram.  Quando os usuários interagem com o seu conteúdo, isso indica ao Instagram para mostrar a essas pessoas o seu conteúdo com mais frequência.

Lembre-se de que mais não é necessariamente melhor.  Em média, as empresas postam cerca de uma vez por dia no Instagram e não percebem aumentos no engajamento ao postar com mais frequência. Ou seja, postar duas, três ou quatro vezes ao dia pode não muda o seu engajamento no Instagram, pelo contrário, pode até diminuir. Principalmente se você não oferecer algo de qualidade para o público alvo.

Analise o que está funcionando

Se você deseja aumentar sua taxa de engajamento no Instagram, analisar seu conteúdo para ver o que está ressoando com seu público é um grande passo.  Depois de saber quais tipos de conteúdo estão obtendo mais engajamento, você pode começar a planejar e enviar mais conteúdo nesse estilo.

Por exemplo, se o conteúdo gerado pelo usuário está obtendo mais engajamento do que outras postagens, você pode procurar compartilhar mais postagens geradas pelo usuário. Para analisar seu conteúdo, calcule a taxa de engajamento de cada uma de suas postagens ao longo de uma semana ou mês e faça anotações sobre quais postagens têm maior engajamento.

A grande vantagem do Instagram é justamente essa, é possível analisar, corrigir ou ter a certeza que está indo no caminho certo. Para mais conteúdos e dicas é só continuar em nosso site.

 

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