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Empresas de telefonia são fortes no marketing, mas se atrapalham em indenizações

A maioria das empresas de telefonia já têm em sua equipe consolidada, um grupo forte e criativo de personalidades do marketing.

Eles estão atualizados não só em criar estratégias para aumentar a venda de produtos, mas também se esforçam em diminuir o número recorrente de indenização.

As empresas de telefonia oferecem em seus pacotes, vários serviços úteis ao consumidor, além do serviço básico de fazer e receber ligações.

Podemos encontrar serviços de internet, música, livros digitais, acesso a redes sociais, isso para citar os mais básicos.

Com tantos e variados pacotes de serviços, que se adequam a necessidade do seu consumidor, é importante que o time de marketing seja estrategista e estejam atualizados na dinâmica de criar oportunidades para divulgá-los cada vez mais.

Porém, muitas vezes, esbarram em indenizações devido a falha nos serviços.

Condutas e ações de marketing que podem levar a indenização

Mesmo na pandemia, conforme dados informados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o número de acessos à telefonia móvel aumentou em cerca de 3,26%.

Esses dados foram divulgados na publicação do Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações – Telefonia Móvel referente a 2020. Os dados foram analisados a partir da avaliação das quatro maiores prestadoras de telefonia móvel no Brasil.

Os números mostram que é cada vez mais crescente a venda de produtos da telefonia móvel.

Porém a má qualidade em alguns setores da telefonia móvel, leva muitos clientes quando lesados a buscar a justiça por indenizações.

As principais queixas do setor de telefonia são:

  • Cobrança indevida de serviços não contratados;
  • Negativação por dívida que o cliente desconhece ou que já foi paga;
  • Internet que não funciona ou com velocidade abaixo do contratado;
  • Suspensão indevida de serviço;
  • Portabilidade não autorizada.

A indenização por uma dessas reclamações pode chegar até 20 mil reais.

Quando o número de indenizações é calculado e comparado ao esforço de atrair clientes feito pelo marketing nota-se que a baixa qualidade do serviço ofertado, não tem impactado no crescimento.

Isso porque a equipe de marketing tem feito campanhas cada vez mais fortes.

Principais reclamações que não levam a indenização

  • Tempo de espera no atendimento;
  • Mau funcionamento do produto;
  • Telemarketing despreparado;
  • Falta de resposta nas redes sociais;
  • Sem conexão de dados;
  • Pacote de dados insuficiente;
  • Respostas insatisfatórias;

Estratégias de marketing que evitam ações de indenização

Campanhas que veiculam de modo estratégico os pontos que valorizam as empresas de telefonia móvel, e colocam em evidência seus melhores serviços ofertados.

Com isso, pode-se concluir que o marketing feito é eficiente, pois as empresas de telefonia estão entre as dez empresas que mais recebem reclamações por seu serviço.

Se o marketing não fosse forte e os clientes enxergassem apenas as inúmeras reclamações que envolvem as empresas de telefonia, a venda de produtos não cresceria como cresceu e o número de indenizações teria levado facilmente as empresas do setor de telecomunicações à falência.

Por isso vemos o quanto é importante a estratégia do marketing de estarem atualizados e bem engajados em divulgar o que há de melhor nessas empresas.

Percebemos também que é muito usado o marketing de valorização.

A equipe busca relacionar uma marca de moda  ou de outros segmentos a uma celebridade que tem alta popularidade e transmite credibilidade para seu público.

Essa associação faz com que cada vez que o cliente vê a marca ele associa a celebridade. Esse tipo de estratégia desenvolve afinidade do consumidor com a marca.

Não é incomum ver uma marca e lembrar de uma personalidade musical.

Muitas vezes o número de processos cai, porque o cliente tem a falsa sensação de que se entrar com uma ação contra a marcar ele estará processando aquela personalidade que ele tanto ama.

Concluímos que a estratégia forte do marketing influencia o quesito de indenização, já que diminui também o número de indenizações.

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