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Como utilizar o WhatsApp na sua estratégia de marketing digital?

Você não sabe como utilizar o WhatsApp na sua estratégia de marketing digital? Então chegou ao lugar certo! Neste post você vai ver tudo que precisa saber para finalmente começar a usar essa ferramenta poderosa no seu negócio. Sem enrolação, vamos direto ao assunto, confira!

WhatsApp Business

O WhatsApp possui duas versões, sendo que a mais comum é voltada para o uso pessoal e o Business para o uso comercial. Pode parecer algo bobo, mas saber da existência dessa ferramenta e suas diferenças é extremamente importante. Na lista a seguir, veja os principais diferenciais do WhatsApp Business:

  • Perfil empresarial;
  • Mensagens programadas;
  • Catálogo;
  • Etiquetas.

Com o perfil empresarial, você consegue disponibilizar todos os dados importantes do seu negócio, como endereço, área de atuação, horário de funcionamento e e-mail. Além disso, no WhatsApp Business, você pode colocar os seus produtos em um catálogo fornecido pela plataforma, facilitando o acesso de clientes aos seus produtos pelo próprio aplicativo.

As mensagens programadas são perfeitas para agilizar e otimizar o atendimento. Você pode utilizar uma mensagem de saudação e/ou de ausência, por exemplo. Para melhor organização, a ferramenta ainda dispõe de etiquetas que podem ser colocadas em conversas, assim, consegue encontrar facilmente as mensagens que procura. Como exemplo, você pode criar uma etiqueta de pagamentos e colocar todas as mensagens relacionadas à pagamentos nela.

Atendimento ao cliente

O WhatsApp é conhecido como um aplicativo de mensagens utilizado principalmente para conversas e esse uso também é feito por empresas. Em outras palavras, você pode e deve utilizar o WhatsApp Business na sua estratégia de marketing digital como meio de atendimento dos seus clientes, como um serviço de SAC, por exemplo.

Essa forma de contato traz algumas vantagens para ambos os lados e você as verá no tópico a seguir.

Vantagens da comunicação pelo WhatsApp

Apesar de você estar no WhatsApp Business, seu cliente está no WhatsApp comum e para ele entrar em contato com sua empresa ele precisa expor o seu número de telefone. Consequentemente, já se tem uma comunicação muito mais pessoal, uma vez que não é comum as pessoas darem seus telefones para qualquer pessoa.

Com isso em mente, aproveite para estabelecer uma boa comunicação com o seu cliente, a fim de sanar todas as suas dúvidas e levá-lo à compra de algum produto ou a contratação de algum serviço. Ademais, a possibilidade de enviar mensagens automáticas pode agilizar muito o atendimento, deixando os seus clientes ainda mais satisfeitos.

Personalização

Com o WhatsApp Business você pode personalizar o atendimento aos seus clientes, selecionando os mais ativos, por meio de análises, e enviando ofertas únicas. Imagine que você é o dono de uma loja de roupas que está lançando uma nova linha de produtos de verão.

Para estimular os seus “melhores clientes” você decide enviar alguns vídeos animados para ele expondo e explicando o seu lançamento, além de enviar um cupom de 10% de desconto. Assim, aumentará e muito as chances de ele comprar algum produto e o manterá fiel a sua marca.

Fidelização de clientes

A fidelização de clientes por meio do WhatsApp Business é consequência natural de todos os benefícios que a ferramenta traz para o seu negócio. Sendo assim, com um bom atendimento, uma personalização para clientes específicos e todas as demais vantagens do aplicativo, você terá uma base constante de consumidores.

No entanto, cuidado para não mandar anúncios demais aos seus consumidores, lembre-se que o WhatsApp é um aplicativo pessoal utilizado para conversas rotineiras, ninguém vai gostar de ficar recebendo anúncios por lá diariamente. Ter noção disso é fundamental para utilizar o WhatsApp na sua estratégia de marketing digital.

Agora que já sabe como implementar o WhatsApp no seu negócio de maneira eficiente, que tal deixar um comentário aqui embaixo?

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