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Como Trabalhar com Marketing Digital?

como trabalhar com marketing digital

Hoje, falaremos sobre como trabalhar com Marketing Digital. Isso pois essa área não se mostra, somente, como tendência. Mas sim uma necessidade dentro das empresas. Tal qual um SAC digital ou uma presença nas redes sociais.

Assim, uma empresa só é completa, quando possui um setor voltado ao marketing digital. E o profissional de marketing digital, também, precisa ser bastante completo. Isso pois suas habilidades precisam conversar com diversas áreas.

E é sobre essas habilidades que falaremos hoje. Bem como, falaremos, também, sobre a própria natureza do Marketing Digital.

Além disso, explicaremos, em poucas palavras, o que quer dizer o marketing, em si. Fique com a gente para saber mais e boa leitura.

O Que é Marketing?

Antes de falarmos sobre o marketing digital, é interessante que falemos do marketing em si. E vamos começar pela sua própria definição.

O marketing se refere à arte de satisfazer as vontades e necessidades de um mercado consumidor. Isso se dá através da entrega de valor a esse mercado.

Esse valor pode ser, de fato, expresso por um produto. Mas, também, por um serviço de qualidade ou um conteúdo relevante.

Através dessa entrega de valor, a marca pode chamar a atenção do cliente, criando um vínculo entre ambos. Esse vínculo vai para além do simples consumo, passando a fidelizar o cliente.

Para isso, são usadas diversas ferramentas. Podemos citar o estudo de mercado, a definição de público-alvo e a propaganda, que acaba se confundindo com o próprio sentido do marketing.

Costuma-se dividir o marketing em dois tipos principais. O marketing tradicional e o marketing digital, do qual falaremos aqui.

O Que é Marketing Digital?

Podemos, primeiramente, definir o marketing digital como a aplicação das ferramentas de marketing em um meio eletrônico. Mas não ocorre, apenas, a mudança do meio. Mas sim a forma como a mensagem é passada.

Isso pois o marketing tradicional tende a ser massificado. Ou seja, passa uma mensagem ampla, para o maior número de pessoas, com o intuito de atingir a maior parte dos clientes.

Já no marketing digital, o público-alvo é mais segmentado. Assim, passam-se mensagens específicas, para públicos específicos. Isso tende a reduzir o custo por aquisição de cliente. Logo, se faz mais com menos.

Mas, para além disso, a fidelização dos clientes tende a ser maior. Isso pois as mensagens passadas, através das campanhas, tendem a calar mais fundo na mente dos consumidores.

Assim, as chances da conversão de consumidores em clientes são maiores. E os clientes tornam-se fãs e divulgadores.

Existem diversos canais em que o marketing digital pode ser aplicado. E isso leva à necessidade do desenvolvimento de diversas habilidades.

Como Trabalhar Com Marketing Digital?

Para executarmos qualquer trabalho, precisamos desenvolver habilidades. Com o Marketing Digital não é diferente.

Mas atente-se  palavra habilidade. Não estamos falando de um talento inato. Mas, sim, de algo que pode ser desenvolvido e trabalhado. Senão, no poderia ser ensinado e esse tipo de profissional seria muito raro.

Na verdade, sem habilidade, não existe profissão. Visto que não se poderia contar com algo que aparece ao acaso.

De qualquer maneira, com o marketing digital, é preciso que se desenvolva 6 habilidade principais. A saber:

Ter Um Bom Conhecimento do Ambiente Digital

Não estamos falando, apenas, de um conhecimento básico. Que inclui, apenas, algumas estratégias e dinâmicas do trabalho com a internet. Mas sim, um conhecimento profundo de um ambiente tão dinâmico quanto é a internet.

Isso inclui novas tecnologias, é claro. Mas, também, os comportamentos dos usuários e as tendências para o futuro. Especialmente, o futuro próximo.

Ter Fácil Adaptação

Essa é a continuação do tópico anterior. Como dissemos, a internet é um ambiente em constante transformação.

Assim, não basta que você acompanhe as mudanças no ambiente web. Mas que o faça em tempo hábil para não perder dinheiro.

Ter Pensamento Analítico

Ao contrário da crença popular, marketing digital não demanda, apenas, pensamento criativo. Isso pois a criatividade, apesar de poder ser treinada, tem a sua medida de inconstância.

Sendo assim, o pensamento analítico é o mais visado nessa área. Esse se volta em verificar as principais métricas e extrair, delas, um plano de ação. Seja ele antes ou durante a campanha. Ou depois, para preparar-se para próxima.

Pensar Criativamente

Como dissemos, o pensamento analítico é fundamental. Mas  o criativo, também, precisa ser trabalhado. Ultimamente, criou-se a lenda de que um mesmo profissional não possa trabalhar bem com números e com temas subjetivos.

Isso é mentira. A história está cheio de bons profissionais que dominam áreas objetivas e subjetivas. E o mercado de trabalho também tem (e exige) essas pessoas.

No entanto, a criatividade não é privilégio de poucos. Todos nascem com a possibilidade de serem criativos. Porém, alguns a trabalham melhor. Mas nunca é tarde para desenvolver a sua.

Dominar os Conceitos de Marketing Digital

Essa é uma habilidade óbvia de se desenvolver. Mesmo que você tenha bastante criatividade, é necessário conhecer, a fundo os conceitos, antes de flexibilizá-los a seu favor.

Conceitos que vão do e-mail marketing só design gráfico, passando por SEO e métricas precisam ser dominados. Mesmo que você se especialize em um conceito, é necessário conhecer todos.

Ter Espírito de Equipe

Como você viu, a área de marketing digital é bastante ampla. Logo, invariavelmente, você trabalhará com outros profissionais.

Empresas pequenas tendem a contratar, apenas, um profissional para o setor. Porém, conforme a empresa e a demanda crescem, mais pessoas tendem a juntar-se a uma equipe.

Além disso, existem os profissionais de outras áreas. Como vendas, diretoria e recursos humanos. Logo, você conversará com muita gente. Às vezes, diretamente, com o cliente.

Assim, ter um bom trato com as pessoas é fundamental. Tanto para o bom andamento do seu trabalho, quanto para a sua carreira.

As habilidades que descrevemos acima, são fundamentais para formar um bom profissional de marketing digital. E o domínio de todas pode assustar muitos iniciantes.

Porém, é necessário que se explique que, para começar na carreira, não é necessário ser um expert, logo de início. Busque mentores e não deixe de se atualizar e de estudar enquanto trabalha.

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